Larback - Retornando conhecimento

Essa árvore não está de cabeça para baixo?

PHP - Primeiros contatos

Antes de começarmos a programar nessa linguagem maravilhosa, é necessário preparar nossas máquinas. Como disse durante a aula, o mais cômodo é usar uma aplicação AMP - que vai instalar o apache (servidor web), o php e o mysql de uma vez só. Você pode baixar o appserv (um dos vários AMP's existentes) aqui do site mesmo (www.larback.com.br/adm/anexos/27072010221714.appserv-win32-2.5.10.exe) ou do baixaki (http://www.baixaki.com.br/download/appserv.htm) - A instalação é super simples, mas se quiser tem uma video aula mostrando passo-a-passo como proceder aqui - http://www.youtube.com/watch?v=ymoxbnxMkUM&feature=player_embedded Bom, ambiente preparado, agora vamos ao código: Como expliquei, o PHP é uma linguagem interpretada, seu código pode ser colocado junto com o html. Mas sendo assim, como o interpretador sabe o que é php e o que não é? Simples, nós temos os delimitadores de códigos. O que estiver dentro desses delimitadores é PHP, o resto é deixado como está (tratado como texto). Os delimitadores válidos para o php são:
Tag completa
<?php
//comandos
?>
Tag reduzida
<?
//comandos
?>
Tag Asp
<%
//comandos
%>
Como script
<script language="php">
//comandos
</script>
[lembrando que os <br> ali em cima são um bug que eu ainda não corrigi] Bom agora vamos a um pequeno código, tentarei comentar o melhor possível:
<?php
echo "Bem vindo ao mundo da programação em PHP"; // O comando echo é usado para impressão de mensagens, para formata-las devemos usar comandos html
$i=0; 
//A linha acima cria uma variável chamada $i. Toda variável em php começa pelo $ e não é necessário declará-la, ao dar um valor inicial, o php cria a variável e atribui-lhe um tipo, no caso aqui, inteiro.
while ($i<10){ // Enquanto i for menor do que 10
echo "<br>PHP é lindo"; //Repare no <br> para quebrar a linha (este não é parte do bug)
$i++; //Incrementamos a variavel $I - funciona exatamente como $i=$i+1;
} //Fechamos o while
?>
Vale lembrar, que o PHP é case sensitive, ou seja, diferencia maiúsculas de minúsculas. Bom, vamos parar por aqui, dar tempo pra vocês assimilarem e continuamos em breve. Abraços e "obrigado pelos peixes"